segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Agenda Digital com cinco eixos





Redes de Nova Geração, Administração Pública, Educação, Saúde e Mobilidade são as cinco prioridades da Agenda Digital 2015 

A Agenda Digital 2015 vem suceder ao Plano Tecnológico e tal como este visa centralizar o investimento do governo na modernização e na inovação, que se centrará em cinco eixos: Redes de Nova Geração (RNG), Administração Pública, Educação, Saúde e Mobilidade.

Na área das Redes de Nova Geração estão previstas quatro medidas: Acesso Universal à Banda Larga, criação de uma plataforma de serviços aos cidadãos em Banda Larga, e o mesmo para as empresas, e a criação de um cluster para a RNG.

No que se refere à Administração Pública as metas estabelecidas passam pela disponibilização de serviços públicos multi-canal; pelo licenciamento zero, por uma administração mais aberta, pelo alargamento da iniciativa Orçamento Participativo, que já está em cursos em algumas autarquias, pela criação de medidas que permitam às empresas estar na Internet, e pela disponibilização de um serviço denominado de «Contas» e «Calendário» do cidadão com a Administração Pública, que possibilitará gerir o relacionamento com o Estado.

No campo da educação a aposta vai para a criação de espaços específicos para alunos, docentes e encarregados de educação no Portal da Escola, pela criação de sistemas de aprendizagem online, será criado um tutor virtual para a área da matemática e uma ciber-escola da língua portuguesa. Outra das metas é permitir que as matrículas e os certificados estejam disponíveis através da Internet.

O Registo de Saúde Electrónico, a Rede de Nova Geração da Saúde, o acesso online aos serviços de saúde, os serviços de tele-saúde para idosos e doentes crónicos, os hospitais sem papel, a desmaterialização das prescrições de medicamentos e de exames de diagnóstico e a transmissão de informação clínica avançada de emergência por via electrónica são as metas que o governo prevê alcançar no domínio da saúde.

A mobilidade é outro dos cinco eixos prioritários da Agenda Digital 2015, estando prevista a criação do Passe Portugal Total, que será um passe para todos os sistemas de transportes públicos, o desenvolvimento de uma infra-estrutura de suporte à mobilidade inteligente e a continuação da plataforma Mobi.E, para a disseminação do uso de veículos eléctricos.

No encerramento da sessão de apresentação da Agenda Digital 2015, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, realçou a importância do papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o país, no actual contexto económico.

«A área das tecnologias continuará a ser uma área essencial para o desenvolvimento económico do nosso país. É isso que significa esta Agenda Digital»

in: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário