sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Crescer é simples

Uma das características de um autêntico empreendedor é conseguir realizar os seus sonhos. Não há nenhum empreendedor que não seja um sonhador. Você é empreendedor? Então é porque sonha

Quer conseguir ter aquilo que não tem? Quer crescer? É simples, basta sonhar.

Parece um pouco ridículo que para crescer é preciso sonhar, mas é a pura das verdades. Vou explicar-vos porquê.

Todos temos a nossa vida pessoal e profissional. O dia-a-dia exige muito de nós e sem sabermos, ele passa e consome o tempo rápido. Fazemos as tarefas de sempre e não conseguimos dedicar-nos a outras que senão aquelas que são as normais do nosso dia.

Mas temos de parar, pensar, sonhar e reflectir daquilo que queremos da nossa vida. Já alguma vez pensou o que queria ser dentro de 10 anos, ou quanto queria ter na sua conta bancária dentro de 15 anos? Certamente que sim, mas apenas pensou.

Progredir na vida e atingir determinados patamares, exige sonhar, e porquê? Um sonho é algo que, pela via tradicional, ou seja no nosso dia-a-dia, é inalcançável. O que não precisamos de sonhar, é o que somos capazes de realizar. Só precisamos de sonhar aquilo que à partida não é tão alcançável. Eu tenho de sonhar para ir mais longe nos objectivos da minha vida.

Vejamos alguns dos meus sonhos que se tornaram realidade. Quando tinha 24 anos, sonhava em ter um carro comprado com o meu dinheiro, mas não era um carro qualquer. Apaixonei-me por um modelo da Volvo, na altura, e era esse o carro dos meus sonhos.

Financeiramente era totalmente inviável para mim, porque nessa altura era estagiário numa empresa, e tinha acabado de concluir a minha licenciatura, por isso foi preciso sonhar para chegar mais longe, para alcançar o meu sonho, fora do mundo real.

Ter um sonho é ter um objectivo que nos permita dar o nosso próximo grande salto. Para mim, nessa altura, esse era o meu sonho, era o meu próximo grande salto.

Esforcei-me, lutei e consegui realizá-lo, uns quatro anos mais tarde. Um sonho que se tornou realidade.

Parti para o segundo sonho. Ser director de um departamento de uma empresa. Mais uma vez algo que ainda era inalcançável dada a minha pouca experiência no mercado laboral. Mas este meu sonho, era mais rigoroso, não só queria ser director de uma empresa como queria sê-lo não mais tarde que os 30 anos.

O sonho concretizou-se aos 30 anos, não como director de um departamento de uma empresa, mas sim como director geral de uma multinacional. Mais um sonho que parecia apenas um sonho e que se tornou realidade.

Mais tarde, voltei a ter outro sonho. Ter uma empresa própria com investidores externos. Estava a ver os sonhos a ficarem cada vez mais difíceis de alcançar, mas, mais uma vez, voltei a concretizar o meu sonho. Consegui investidores e fundei a empresa que hoje lidero, a Zonadvanced.

Agora tenho mais um sonho. Conseguir um dia, com o trabalho e empenho que tenho dedicado ao empreendedorismo, ver esse esforço recompensado em alguns milhões de euros, ainda antes de chegar aos 50 anos. Será que vou realizar este sonho? Não sei, mas tenho de sonhar para conseguir atingi-lo, porque é o sonho que me move, me motiva, me incentiva a ir mais longe.

Mas já tenho um outro sonho, que gostaria que viesse a acontecer depois dos 50. Sempre adorei os aviões. Inclusive ser piloto era o meu sonho de criança. Não segui a carreira de piloto, mas conclui a licença de piloto privado, que já me deu um prazer, sem limites, na aviação. Este meu próximo sonho é ter um pequeno avião a jacto. Este é talvez o sonho mais alto que já tive, um autêntico sonhar nas nuvens. Será que vou conseguir? Estou certo que sim, mas para isso tenho de continuar a sonhar.

Uma das características de um autêntico empreendedor é conseguir realizar os seus sonhos. Um empreendedor é por natureza um sonhador. Não há nenhum empreendedor autêntico que não seja um sonhador. Ser empreendedor já por si exige sonhar, para conseguir sê-lo. Você é empreendedor? Então é porque sonha. Porque não sonhar mais alto? Porque não crescer?

Ter um sonho é ter um objectivo, é ter uma ambição, é conseguir alcançar algo inalcançável.

Se não sonha, nunca conseguirá passar ao próximo patamar, nunca conseguirá crescer.

Bons sonhos e não se preocupe se os outros riem dos seus sonhos, porque se se riem, é sinal que está no bom caminho. Tome o riso dos outros como indicador do seu melhor caminho.



Dicas


1. O sonho leva-nos mais longe. Quem não tem sonhos não chega mais longe.
2. Um sonho é como um objectivo inalcançavel. Se ele não existe, nós não crescemos.


via: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário