quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Turismo de Portugal leva qualidade e inovação gastronómica à BTL

                                           Turismo de Portugal leva qualidade e inovação<br>
gastronómica à BTL – Feira Internacional de Turismo


                             

A variedade e riqueza da oferta turística e gastronómica nacional vai assumir uma forte presença nos espaços geridos pelo Turismo de Portugal na edição de 2011 da BTL - Feira Internacional de Turismo, que hoje se inicia em Lisboa, na FIL, Parque das Nações.

Ao longo dos cinco dias da feira, mais de uma centena de eventos e momentos de divulgação decorrerão entre o stand do Turismo de Portugal, a Praça de Animação e o Espaço “Prove Portugal”.

Localizado no Pavilhão 4 da BTL, o Espaço “Prove Portugal” é uma novidade este ano. Concebido no âmbito da iniciativa homónima de promoção nacional e internacional da gastronomia portuguesa, o espaço com 150 m2 de área instalado na transição entre a área internacional e o espaço de restauração regional, vai acolher actividades de divulgação gastronómica com a participação de reputados chefs nacionais.

Os chefs José Júlio Vintém, Luís Américo, Henrique Sá Pessoa, Alexandre Silva, Vítor Sobral, Leonel Pereira, Cristina Almeida, Justa Nobre, Nuno Santos e Bertílio Gomes, com provas dadas na gastronomia portuguesa, recorrerão a produtos tradicionais de grande qualidade – com destaque para o peixe - e a técnicas inovadoras para preparar e apresentar pratos contemporâneos e supreendentes.

Os visitantes são convidados a participar nas actividades “Prove Portugal” e interagir com os chefs e com alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo, quer durante as aulas que decorrem em ambiente de “cozinha à vista”, quer durante os workshops sobre produtos como sal e queijos ou provas de azeites que vão decorrer no âmbito do programa de promoção e valorização da gastronomia.

A Praça da Animação, localizada no centro do Pavilhão Destino Portugal (pavilhão 1), e também um espaço que estreia na feira deste ano, vai concentrar a generalidade dos acontecimentos organizados pelos vários destinos regionais, bem como os eventos do Turismo de Portugal.

No dia 24, pelas 17h00, este será o palco para a entrega dos Prémios Turismo de Portugal 2010, desvendando os projectos turísticos públicos e privados que mais qualificaram e inovaram a oferta nacional durante o ano passado.

Os actuais e futuros empresários vão poder conhecer os procedimentos necessários à criação de empresas de turismo e os apoios à sua constituição na sessão informativa “Investir em Turismo - Procedimentos e Apoios Financeiros” a realizar hoje, 23, às 16h30, pelo Departamento de Informação do Turismo de Portugal e repetida no dia 25, às 14h30.

Ainda no dia 25, o Departamento de Informação do Turismo de Portugal promove a sessão informativa “Enoturismo – Enquadramento e Apoios”, vocacionada para esclarecer dúvidas relacionadas com o licenciamento das actividades relacionadas com este produto e com os apoios existentes para o seu desenvolvimento. A sessão realiza-se às 17h30.

No stand do Turismo de Portugal - onde dá a conhecer os contributos para a valorização, competitividade, profissionalização, sustentabilidade e inovação da actividade turística nacional -, o Instituto assina, dia 24 às 18h00, dois contratos de financiamento comunitário de novos investimentos na área da Formação no Porto e no Douro com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2).

Durante toda a feira, e várias vezes por dia, será possível aos visitantes do stand do Turismo de Portugal – à semelhança do que já tinha acontecido na Fitur, em Madrid - degustarem os Gelados de Portugal, criados pelo chef Bertílio Gomes, num espaço dominado pela escultura “Tutti-Frutti”, da artista plástica Joana Vasconcelos.

Situado à entrada do Pavilhão Destino Portugal, o stand contará ainda com momentos de animação gastronómica, cozinha molecular, degustações e cocktails, desenvolvidos pelos alunos e monitores das Escolas de Hotelaria e Turismo, que proporcionarão os visitantes o contacto com a sofisticação e a tradição dos sabores das regiões que representam.

A BTL – Feira Internacional de Turismo é o mais importante evento de divulgação da oferta turística do País e reúne 980 expositores e mais de 45 destinos internacionais. A edição deste ano decorre num contexto de crescimento do Turismo em Portugal, que fechou 2010 registando desempenho positivo dos principais indicadores e mercados turísticos.


Sem comentários:

Enviar um comentário