quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Volunteerbook - Sê voluntário! Faz a diferença



A partir de hoje o Facebook passa a integrar uma rede social de voluntariado, que tem por objectivo promover esta forma de participação, criando condições e aumentando a visibilidade do papel dos voluntários em Portugal e na União Europeia.

De acordo com Isabel Jonet, dinamizadora do projecto, “o Volunteerbook será oficialmente lançado à tarde no Fórum Picoas, no âmbito do volunteering tour”, embora esteja disponível na rede social desde manhã.
“No mesmo espaço [Fórum Picoas] será apresentado um filme que consiste num conjunto de testemunhos de 35 pessoas de todas as idades que explicam por que é que são voluntárias”, acrescentou a também presidente do Banco Alimentar Contra a Fome.
O volunteerbook tem por base a Bolsa do Voluntariado, o maior site português de voluntariado, que actualmente tem já 16 mil voluntários e mais de 950 instituições e associações inscritas.
De acordo com Isabel Jonet, “no Domingo, dia 6, será feita também no Fórum Picoas uma apresentação detalhada desta rede social, com exemplos que podem ser vistos”.
Ao criar esta Rede Social de Voluntariado no Facebook, pretende-se disseminar rapidamente as acções de voluntariado e divulgar eventos, através de um meio “perfeitamente estabelecido na comunidade virtual, especialmente nas camadas mais jovens”.
O projecto, cujos objectivos se enquadram no Ano Europeu do Voluntariado, pretende simultaneamente capacitar as organizações com voluntariado qualificado e criar um espaço na rede social Facebook para as empresas, universidades, organizações e grupos promoverem as suas políticas de responsabilidade social e o voluntariado.
Os responsáveis por esta iniciativa esperam conseguir assim fazer crescer o voluntariado qualificado e incutir uma maior dinâmica a esta atividade, nomeadamente proporcionando a ocupação de tempo dos desempregados e reformados, valorizando-os, colocando-os ao serviço de outros e favorecendo a sua inclusão social.
Esta rede social deverá ser ainda um espaço de diálogo e partilha de testemunhos e opiniões entre voluntários de todas as idades.
O volunteerbook é lançado pela Entreajuda, uma instituição particular de solidariedade social, constituída em 2004, com a missão de apoiar outras instituições ao nível da organização e gestão, com o objetivo de melhorar o seu desempenho e eficiência em benefício das pessoas carenciadas.
Fonte: Lusa



3 comentários:

  1. Exmos. Srs.,

    Foi com alguma surpresa que li o vosso artigo sobre o “original” projecto da Dra. Isabel Jonet.

    Como a própria presidente do Banco Alimentar Contra a Fome vos poderia ter referido, existe uma rede social dedicada a angariar voluntários sediada em Portugal, com mais de 3 anos e meio de funcionamento chamada Inpakt.com. Esta rede foi o tema de conversa com a Dra. Isabel Jonet em 2009, numa reunião para discutir uma potencial parceria. Esta parceria não foi em frente dado ter-nos sido transmitido que a presidente do Banco Alimentar não acreditava no potencial das redes sociais para a dinamização de actos de voluntariado.

    O Inpakt.com tem neste momento 12.500 membros, a nível nacional e é uma rede criada de origem na net e não uma sobreposição a outra já existente no terreno.
    O Inpakt.com foi tema de várias reportagens, das quais podemos citar o programa Consigo da RTP2 em Março de 2010 ou o que foi incluído na edição de Dezembro do mesmo ano na Vogue.

    Estranhamos por isso o título da vossa peça. O Inpakt.com foi de facto a primeira criação de origem nacional nesta area. Certamente que a Dra. Isabel Jonet se terá esquecido involuntáriamente, deste pormenor insignificante no meio de tantas e tão absorventes ocupações.

    Com os melhores cumprimentos,

    Por uma boa causa,

    Bernardo Sousa de Macedo

    ResponderEliminar
  2. Caro Bernardo Macedo,

    obrigado pelo esclarecimento.

    Esta página está ao dispor do projecto Inparkt.

    ResponderEliminar