quinta-feira, 3 de março de 2011

ISCTE e MIT lançam concurso de empreendedorismo tecnológico

                                      



O ISCTE e o Programa MIT Portugal lançaram a segunda edição do concurso de empreendedorismo para projectos de base tecnológica. A Caixa Capital é o parceiro financeiro da iniciativa, operacionalizada também pelo centro  Audax. As candidaturas serão aceites até 15 de Maio, em quatro áreas principais: ciências da vida; sistemas de sustentabilidade energética e transportes; TI e Internet; e produtos e serviços  de base tecnológica.

O projecto vencedor de cada área tem acesso a 100 mil euros de financiamento e habilita-se a ganhar o grande prémio, ou seja poderá pedir apoio até 200 mil euros, numa primeira fase: mais tarde, mediante o cumprimento de um plano de negócios, o valor total do grande prémio pode atingir o milhão de euros.

Depois da primeira edição do concurso ter recebido 96 projectos, o director da iniciativa, Gonçalo Amorim, fez um périplo por várias instituições de ensino portuguesas a promover a segunda edição. O responsável considera que o objectivo principal não é aumentar o número de projectos. Prefere ter projectos mais sólidos e capazes de serem  fáceis de validar no mercado.

Estão habilitados a concorrer ao concurso não só candidatos a empreendedores mas também startups ou spinoffs, com facturação anual abaixo dos 2,5 milhões de euros.

Uma das vantagens reconhecidas pelos concorrentes, segundo o director-executivo do programa MIT Portugal, Miguel Carvalho,  é o “carimbo de qualidade” adquirido, quando as ideias são premiadas. A organização do concurso “promete” um potencial de valorização da empresa ou projectos entre 15 a 20 milhões de euros. Um dos objectivos da iniciativa é facilitar o acesso da empresas ou empreendedores ao ecossistema de capital de risco internacional.

Um dos objectivos da segunda edição passará pelo reforço da interacção com “agentes catalisadores” de investimento internacionais, para consubstanciar melhor os projectos e suportá-los com um discurso mais comercial ou empresarial.

Pode inscreve-se neste link.


Sem comentários:

Enviar um comentário