sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como o Twitter pode prever a direcção das bolsas

                         


Identificar o sentimento das multidões através das redes é a nova ferramenta para utilizar estratégias relacionadas com o ‘momentum’.
O professor da Universidade de Indiana provou que as emoções dos utilizadores do Twitter sinalizam em quase 90% das vezes inversões de mercados. Johan Bollen diz que a metodologia ainda tem de ser aprofundada para ser mais eficaz, mas já há grandes investidores que têm as redes sociais debaixo de olho para identificar padrões que possam dar pistas sobre o rumo que as bolsas seguirão. As redes sociais são ainda utilizadas por empresas para aferir o grau de aceitação de determinado produto e, na indústria cinematográfica, por exemplo, servem para prever as receitas de bilheteira de filmes.


Como é que o Twitter pode ajudar a prever o desempenho dos mercados financeiros?
Um conjunto variado de opções foram investigadas com esse intuito. Uma dessas opções passa por usar o Twitter como uma ferramenta de comunicação ou de decisão por parte de comunidades de ‘traders que podem trocar notícias, sugestões e até organizar sondagens para encontrarem os utilizadores que foram capazes de realizar as recomendações mais rentáveis. O Twitter pode ainda ser utilizado para analisar o caudal de notícias na rede, recorrendo a algoritmos que compilam os ‘feeds' do Twitter para identificar tendências e notícias em tempo real. Além disso, o Twitter pode ainda ser utilizado como um meio para acompanhar a opinião pública em larga escala, como nós fizemos.


Tem conhecido de haver sociedades gestoras a recolherem dados do Twitter ou de outras redes sociais com o intuito de tomar decisões de investimento?
Sim, penso que deve haver algumas. Nem sempre as estratégias tomadas por sociedades de investimento particulares são tornadas públicas, mas com a recente pesquisa em redor da demonstração do tremendo poder deste método, eu duvidaria que não houvessem algumas sociedades que, pelo menos, não estejam a monitorar as notícias que circulam nas redes sociais.


De que forma um pequeno investidor pode usar o Twitter para antecipar o movimento dos mercados?
Essa matéria ainda está ser estudada. As conclusões do nosso trabalho publicado em http://arxiv.org/abs/1010.3003 parecem sugerir que as medições do humor dos utilizadores do Twitter podem prever a direcção do índice Dow Jones Industrial Average com três a quatro dias de antecipação. Claramente esse tipo de informação pode ser alavancada para ganhar alguma vantagem.



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