terça-feira, 26 de julho de 2011

Falhar é inevitável


Não só no mundo empreendedor, mas principalmente nele, o fracasso é uma realidade que ainda assusta muita gente. E não há solução, os empreendedores têm que conviver com essa ameaça quase que diariamente, o jeito é fazer dessa convivência a mais harmônica possível. Há quem não goste de falar sobre fracasso, mas o assunto precisa ser discutido, principalmente para evitar que muitos empreendedores cometam o mesmo erro que os levem a fracassar e, caso isso ocorra, que as pessoas ao menos aprendam com as falhas.
Todo mundo está sujeito ao fracasso. Atire a primeira pedra aquele que nunca se perguntou o porquê de uma ideia aparentemente brilhante não ter dado certo. Nós da Results acreditamos tanto que é importante falar abertamente sobre o tema, que convidamos Cass Philips para palestrar na Expo Y, que rolou em julho, em São Paulo. Cass é curadora da Fail Conference, um evento para empresários dividirem suas histórias de fracassos e o aprendizado que veio com eles. “Fracasso nunca é uma sensação boa. Nunca. A questão é o que você vai fazer depois”, disse.
Exatamente, a questão é o que fazer depois do fracasso. Se você é daqueles que, depois de errar, fica com medo do erro, precisa começar a pensar diferente o quanto antes. O pessoal do Justfield Lions sugeriu algumas dicas para te ajudar a transformar a falha em autoconfiança, olha só:
- O primeiro passo é não ter medo de errar de novo. Você não precisa aceitar o fracasso, mas lidar com ele, sim. Falhar é natural e qualquer um está sujeito.
- Utilize seu fracasso como motivação, não faça como a maioria das pessoas, que sente-se humilhada ao errar. Veja na falha uma oportunidade de aprender e de ter ainda mais força para seguir em frente.
- A terceira etapa é manter-se positivo, sempre. Você, muito provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre aquelas teorias que defendem que nossos pensamentos interferem diretamente nas nossas conquistas e derrotas, pois elas estão certas. Não importa quão duro seja o seu tombo, continue focado em seu objetivo final e tenha em mente que você irá conquistá-lo.
- O quarto e último passo é o mais importante. Aprenda sempre com o fracasso. Sempre. Repense sua trajetória e identifique onde errou, o que não deu certo. A partir daí, trabalhe duro para trilhar um caminho diferente que te fará alcançar seu objetivo.

Leia em ResultsON

Sem comentários:

Enviar um comentário